Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

DENGUE – Governo e População no combate ao Vírus

A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde e por intermédio da Diretoria de Vigilância à Saúde, deu início nesta semana a Campanha de Prevenção e Combate a Dengue em Garanhuns. A medida de caráter urgente, se deu devido as fortes chuvas e o calor excessivo que têm atingido o Município nos últimos dias, propiciando um ambiente favorável à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

O diretor de Vigilância a Saúde do Município, Marcos André, explica que com o acúmulo da água da chuva, calor e umidade, aqueles ovos que estavam nos reservatórios foram encobertos pela água e eclodiram. A conseqüência disso foi o aumento do índice de infestação que subiu muito além do esperado. “Para se ter uma idéia, um índice de infestação predial de três pontos percentuais já é considerado de alto risco, e hoje em Garanhuns nós estamos com 7,9 pontos percentuais. Esse índice se traduz num risco iminente de volta da doença ao Município”, alerta o diretor.

Os Agentes de Endemias estão trabalhando nos turnos manhã e tarde para fazer a cobertura de 100% da área urbana do Município. “Os agentes estão trabalhando, mas são apenas 60 para um Município de mais de 130 mil habitantes. Por isso, é de fundamental importância que a população se engaje, e se preocupe em eliminar os focos. Sem a ajuda da população o trabalho da Secretaria de Saúde é ineficaz, já que após a visita do Agente de Endemias, a responsabilidade é de quem fica em casa”, enfatiza Marcos André.

O Diretor orienta que a população não deixe acumular água em nenhum tipo de recipiente. “Coloque-o de cabeça para baixo, fure ou esvazie, mas não deixe juntar água. Se cada um tomar suas providencias, nós vamos conseguir eliminar os focos“, alerta. O cidadão que não receber a visita do Agente de Endemias em sua casa pode solicitá-la através do telefone do Centro de Controle Ambiental do Município pelo número: (87) 3762-7024.

Após 60 dias será feita uma nova amostragem que indicará o resultado desse trabalho. Um amplo trabalho de divulgação complementará as ações de combate a Dengue em Garanhuns.

A DENGUE – Trata-se de uma doença febril aguda. Os sintomas mais comuns são: febre, dores no corpo, principalmente nas articulações e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo, sangramento nasal e gengival, entre outros sintomas. Não há tratamento específico para o paciente com dengue. O importante é procurar o serviço de saúde mais próximo da sua casa.