Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Saúde trabalha no combate a Hanseníase em Garanhuns

A Secretaria de Saúde do Município em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde vem desenvolvendo durante todo o ano ações de prevenção a Hanseníase em Garanhuns. Entre essas ações, são realizadas campanhas de sensibilização e combate a Hanseníase.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica e responsável pelo Programa de Hanseníase do Município, Luciana Souto, até o último dia 29 de outubro, a Prefeitura havia confirmado 17 casos de hanseníase em Garanhuns.

Os atendimentos e acompanhamentos relacionados à Hanseníase são continuados, e acontecem o ano inteiro em todos os Postos de Saúde do Programa Saúde da Família (PSF) do Município. O tratamento tem duração de seis a 18 meses e toda a medicação é cedida pelo Governo do Estado e distribuída pela Prefeitura de Garanhuns.

O interessado em fazer o diagnóstico sobre a Hanseníase pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência ou o Núcleo de Acompanhamento à Saúde (Nasg) localizado no Centro Administrativo Arlinda da Mota Valença. A Secretaria de Saúde também disponibiliza uma especialista que atende as sextas-feiras no Centro de Especialidades Médicas Dr. Luiz Lessa.

HANSENÍASE – A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A doença afeta a pele e os nervos. Quase todo o corpo pode ser acometido, mas as regiões mais afetadas são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas, pés) e a face. Quando não tratada, a doença pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho e socialmente.